.


.

2.10 - O Presidente Cel. Carlos Arana Osório




Em 1970, o candidato da direita o coronel Carlos Arana Osório vence as eleições presidenciais e rapidamente impõe o estado de sítio. Desta maneira, o terror domina o país, já acostumado a um sistema de fachada. "O governo se vê obrigado a aumentar gradualmente a repressão e, para reduzir o volume do endividamento interno, promove a entrega das reservas naturais a grandes empresas multinacionais mineradoras e agroexportadoras."


Nesta realidade de injustiças, são muitos os protestos impulsionados por massas populares contrárias aos desmandos governamentais. Mas os movimentos de sacerdotes e religiosos e religiosas contra as demagógicas políticas "pacificadoras" do presidente Arana são acusados diante do difícil relacionamento de Igreja e Estado. O governo, ao receber duras críticas, expulsa os estrangeiros, redobrando ameaças.



A Conferência de Religiosos e Religiosas da Guatemala (Confregua) centrava suas energias nesta linha de trabalho. Colocam-se em comum acordo diversos programas, promovendo pastorais em termos da promoção integral do ser humano, sua libertação e sua dignidade, como sugere a revolucionária Gaudium et Spes. Muitos deles foram perseguidos, ameaçados, deportados, ou até mesmo assassinados.


Na região de La Verapaz, depois de muitos avanços ao longo da história da chegada do frei Bartolomeu de Las Casas na defesa da dignidade dos povos oprimidos por essas terras das missões, a Igreja da Guatemala durante muito tempo manteve-se no ostracismo em relação aos indígenas, até que pouco a pouco, inspirada pelo Movimento de Ação Católica, foi incorporando essas pessoas em sua tarefa evangelizadora. Chegou até a desenvolver uma Pastoral Indígena com o interesse claro de incorporar-lhes não somente na atividade religiosa, mas ainda na participação plena dos destinos da suas comunidades.


Em nível nacional, sabia-se que os indígenas representavam a grande maioria da população guatemalteca, embora não fossem reconhecidos como partícipes da problemática global do país pelo que, por um certo tempo suas perspectivas políticas eram poucas.

Nenhum comentário:

.

.

Lançamento!

Lançamento!

.

.

Versão Ebook do Trabalho Acadêmico: Guatemala, até que se transforme em celeiro mundial de missões!