.


.

2.17 – O Presidente Gal Efraín Rios Montt

Anos depois, a mesma história julgou e considerou o governo golpista do general militar Efraín Ríos Montt, em seu breve período 1982-1984, o responsável pelo pior genocídio e das aplicações militares mais absurdas e repressivas ao longo dos 36 anos de guerra interna.

O fato paradoxal é que esse presidente apresentou-se desde no inicio com ares messiânicos. "Em toda a política de Ríos Montt, sua religião jogou um papel importante e decisivo para impulsionar seu projeto de morte e genocídio"; entre algumas de suas frases dizia: "Deus me enviou para salvar a Guatemala"; "eu sou presidente agora pelo voto de Deus"; "Não existirá mais violência, nem permitirei derramamento de sangue"; "Eu estou aqui porque assim o quis Deus"; "O presidente Ríos Montt é um cristão e está no cargo por vontade de Deus, em atitude humilde e reverente", além de seus sermões dominicais pelo rádio e televisão em cadeia com mensagens religiosas e moralistas.

Estas palavras comoveram e confundiram a maioria da população, até mesmo o setor empresarial financeiro naquele contexto de difícil convivência e desejo por um Estado de direito. O discurso populista com ares cristãos do presidente Ríos Montt acenava que as coisas iriam trocar de rumo.

É neste cenário que se abrem diversos espaços que fortalecem a expansão da Igreja "O Verbo", em todo o país, a qual era liderada por Ríos Montt: meios de comunicação evangélicos, construções de grandes igrejas, congressos evangélicos, ajuda humanitária procedente dos Estados Unidos, entre outros.

Passaram a existir múltiplas igrejas neopentecostais e de outras denominações sobretudo procedentes dos Estados Unidos e com ela seus benefícios em um intercâmbio de interesses econômicos e sociopolíticos. Os líderes de todos esses movimentos infiltrados em todo o país se engenhavam para que seus fiéis apoiassem o "líder evangélico", não só como elemento estratégico, mas, ainda, como uma maneira de gratuidade pelos benefícios econômicos recebidos nas comunidades procedentes do governo de Ronald Reagan, dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

.

.

Lançamento!

Lançamento!

.

.

Versão Ebook do Trabalho Acadêmico: Guatemala, até que se transforme em celeiro mundial de missões!