.


.

2.5 - A Partir de 1960

A partir dos anos 1960, a Guatemala passou por períodos de bruscas mudanças, em especial das relações econômicas e do equilíbrio recíproco das diferentes classes e categorias sociais. Não menos importantes foram as lutas internas pela defesa dos direitos fundamentais da sua gente.

Nesse período, o país foi afetado pelas sucessivas mudanças políticas e pelo estalo do enfrentamento armado dos quais têm origem as bases para as inovadoras e repressivas estratégias militares de ordem "neocolonialista" contra os movimentos populares e de resistência antimilitar, apoiados por grandes massas de população e não devidamente vitoriosos. Nessa mesma época, eram notórias realidades similares na Nicarágua, também em Honduras, Costa Rica, El Salvador e Panamá.

Todos esses regimes militares foram-se consolidando e se justificando pelo que se chamou de "Doutrina da Segurança Nacional", ideologia imposta pelos Estados Unidos, que vinha de um origem mais conjuntural do que filosófica das políticas americanas. Por meio dela se aplicaram os mecanismos mais trágicos e devastadores contra pessoas e grupos, como também dos bens materiais, culturais e institucionais da História

Nenhum comentário:

.

.

Lançamento!

Lançamento!

.

.

Versão Ebook do Trabalho Acadêmico: Guatemala, até que se transforme em celeiro mundial de missões!