.


.

5 - Economia

5.1 - A Economia da Guatemala baseia-se predominantemente na agricultura.



Na agricultura familiar. Os principais produtos são: café, açúcar, bananas.

O setor representa 25 % do PIB (um quarto do PIB), dois terços das exportações e pouco mais da metade da força de trabalho do país concentram-se no campo, empregando cerca de 60 % da mão-de-obra e é responsável por dois terços das exportações do país. A indústria manufatureira é responsável por 20% do PIB e emprega 12% da força de trabalho guatemalteca.

Nos anos de 1990 e 1991, a economia registrou crescimento anual de 3%, e chegou a 5%, em 1992, graças aos esforços do governo para promover a competitividade, o comércio exterior e os investimentos. O presidente Arzu (1996-2000) trabalhou para implementar um programa de abertura comercial e a modernização política do país. Em 1996 foi assinado um acordo de paz, colocando um fim na guerra civil que durou 36 anos.

A distribuição de riquezas do país é bastante desigual, com 75% da população abaixo da linha da pobreza. Apesar dos conflitos políticos internos, em 1993 e 1994, continuaram chegando os recursos estrangeiros que, combinados com os bons preços das exportações, resultaram em expansão econômica de 4,9%, em 1995.

Devido à distribuição irregular de terra e a falta de recursos, o governo enfrenta problemas para modernizar a economia e reduzir a pobreza. Os principais itens de exportações são: café, açúcar, banana, petróleo, frutas e vegetais e produtos químicos. Por outro lado, o país importa, principalmente, matérias-primas e bens intermediários, bens de consumo, bens de capital, combustível e lubrificantes, e material de construção.

Em 2002, as exportações brasileiras para a Guatemala totalizaram US$ 67.253.300. Já as importações de produtos guatemaltecos pelo Brasil somaram US$ 374.000.


5.2 – Moeda e Câmbio

A moeda é o Quetzal, igual a 100 centavos. Existem moedas de 1, 5, 10 e 25 centavos. Notas de meio quetzal, de 1, 5, 10, 20, 50 e 100 quetzales. Existe o mercado livre de divisas. Porém, numerosos estabelecimentos e pequenas lojas aceitam dólares.



5.3 - Recursos naturais

O solo, muito fértil, é o recurso mais importante da Guatemala, um país que tem sua economia baseada na agrícola e na pecuária. Algum dos minerais com que conta o país, apesar de insuficientemente explorado, é o ferro, petróleo, níquel, aditivos e zinco; também foram descobertos depósitos de urânio e mercúrio.

Segundo os dados da CEPAL , o setor de mineração representou em 2006, o 0,5 por cento de Produto Interior Bruto do país. A região do Petén tem várias espécies de árvores para madeira e medicinas; a madeira e seus produtos são utilizados tanto para o consumo local como para exportação.

5.4 – Agricultura e Pecuária

Em 2002 a agricultura empregava cerca de 39% da população ativa e contribuía com 22,5% ao produto interno bruto(PIB). Segundo dados do Banco Mundial, em 2003, o setor agrário supuso un 22,3 por cento do PIB, o que significou um incremento de 2 por cento relacionado ao ano 2000. Esta tendencia foi confirmada em 2005, quando o crescimento do setor agrícola chegou à 22,8 por cento.

Assim mesmo, a CEPAL, em seu estudo Panorama Social de América Latina 2006 , assinala que os produtos agrários representaram em 2006, 50 por cento do total das exportações do país. Sem dúvida, o cultivo comercial mais importante é o da cana de açúcar, que em 2003 superou os dezessete milhões de toneladas anuais; também se destaca a banana, que se cultiva em plantações situadas no vale do Motagua (costa do Pacífico) e perto do mar Caribe, e o café, que se obtém das enormes plantações que se encontram na vertente sul das montanhas.

Outros produtos são: milho, tomate, feijão, algodão, arroz, trigo e batata, todos eles para consumo local, igual que o gado, porcos e aves de curral.

O desenvolvimento da produção de gado, em especial nas fazendas próximas ao Pacífico, permitiu que em 2005 fosse alcançada uma cifra de 3 milhões de cabeças.

5.5 - Silvicultura e pesca

Os bosques ocupam um total de 28.500km² do país, fazendo com que a silvicultura desempenhe um notável papel na economia.
Alguns dos produtos florestais mais importantes são as madeiras nobres como o balsamo e o chiclete (que se obtém do chicozapote).

Guatemala está entre os líderes mundiais na produção de chiclete, que se utiliza para manufatura da goma de mascar. A produção anual de madeira é de 15,7 milhões de m². A pesca está aumentando de maneira espetacular. Em 2001 foram capturadas 14.300 toneladas entre peixes, crustáceos e moluscos.


5.6 - Indústria

A maioria das indústrias guatemaltecas opera em pequena escala. A produção industrial cresceu de forma considerável na década de 1970, mas diminuiu durante a de 1980 devido à instabilidade política.

Nos últimos anos, a produção industrial tem-se diversificado, apesar de que principalmente continua orientada ao processamento de alimentos significando, segundo a CEPAL, um 19,1 por cento do PIB durante o ano 2006. Neste setor, os principais produtos industriais são: alimentos e bebidas, açúcar, tabaco, chiclete, produtos químicos e farmacêuticos, papel, coros e peles, têxteis e confecção, petróleo refinado, objetos e móveis de madeira e metais.


5.7 - Energia
Os rios da Guatemala têm um grande potencial hidroelétrico. Cerca de 35% da eletricidade procede de estações hidrelétricas e 51,89% são geradas em centrais térmicas. A produção anula é de seis mil milhões de kWh.

5.8 - Transporte

Em 1994 a longitude total da rede ferroviária era de mil cento e trinta e nove quilômetros, a maioria dos quais pertencem à empresa estatal Ferrocarriles de Guatemala.
A união mediante trem da América do Norte com a América Central foi estabelecida em 1942 com a criação de uma ponte que cruza o rio Suchiate, entre o México e a Guatemala.

Em 1999 o país tinha cerca de quatorze mil quilômetros de carreteiras e caminhos secundários, dos quais 35% estavam pavimentados.

A estrada Pan-americana atravessa Guatemala a partir de México até El Salvador.

Os principais portos do país são: Puerto Barrios, San José, Santo Tomás de Castilla e Champerico.

A linha aérea do país, Aviateca, oferece serviços nacionais e internacionais, mas também existem outras companhias que realizam rotas ao exterior.

Nenhum comentário:

.

.

Lançamento!

Lançamento!

.

.

Versão Ebook do Trabalho Acadêmico: Guatemala, até que se transforme em celeiro mundial de missões!