.


.

7.2 - Evangélicos serão maioria na Guatemala até o fim deste século.

28 de junho de 2007

Segundo a previsão de especialistas em antropologia e estudos em religião, a Guatemala pode se tornar o primeiro país da América Latina em que o número de protestantes e evangélicos vai superar o de católicos neste século.

A notícia foi divulgada pela imprensa internacional nos últimos dias. Embora as estimativas variem, calcula-se que hoje mais de 30% da população do país, de cerca de 13 milhões de pessoas, pertençam a alguma das numerosas denominações protestantes e evangélicas, que o torna o país das Américas com maior proporção de evangélicos e protestantes. Em segundo lugar está o Chile com 25%. No Brasil, o grupo representa 15,4% da população.

O crescimento das igrejas evangélicas e protestantes – que na Guatemala são chamadas apenas de "cristãs" – começou em 1976, ano em que um forte terremoto devastou o país, e expandiu-se na década de 1980, período onde a guerra civil que assolava o país há cerca de 20 anos tomou proporções alarmantes. Tanto que várias igrejas com sedes nos Estados Unidos enviaram missões de ajuda. Como resultado, muitos guatemaltecos deixaram a Igreja Católica para se tornaram evangélicos e protestantes.

Uma igreja missionária Segundo as informações vindas do país, as igrejas evangélicas e protestantes guatemaltecas são as maiores enviadoras de missionários ou pastores da América Central para diversos países, como Portugal, Espanha e Estados Unidos, aproveitando o grande fluxo de imigrantes para estes países. O despertamento para a obra missionária é considerado como fruto do trabalho dos primeiros missionários americanos no país, desde o século passado, e do apoio prestado durante o período da guerra civil no país.

Assim como no Brasil, na Guatemala os evangélicos também usam bastante os meios de comunicação para evangelizar. O formato de suas estações de rádio é ágil e tem desenvoltura. Há, inclusive, emissoras destinadas exclusivamente a jovens, com programações mais dinâmicas e músicas modernas. Uma igreja local possui, sozinha, uma emissora de televisão e 25 estações de rádio em toda a Guatemala. A Igreja Católica, por sua vez, reconhece que ficou atrasada no uso da mídia.

Enquanto os evangélicos têm programas quase diários com seus pastores carismáticos, os católicos não têm sequer um canal de televisão de alcance nacional. Para muitos, a Igreja Católica "ficou adormecida".

Oremos... Para que o crescimento dos evangélicos e protestantes na Guatemala seja algo concreto e genuinamente conduzido pelo Senhor. Que os crentes guatemaltecos cresçam em sua fé em Cristo, dêem um excelente testemunho para a sociedade e que muitos venham para Jesus através deles.

Ore também pelo movimento missionário naquele país, para que o Senhor de Missões os use poderosamente para levar o Evangelho aos hispanos que moram nos Estados Unidos e Europa e aos confins da terra.

Fonte: Site JMM-Missões Mundiais

Nenhum comentário:

.

.

Lançamento!

Lançamento!

.

.

Versão Ebook do Trabalho Acadêmico: Guatemala, até que se transforme em celeiro mundial de missões!