.


.

7.5 - DESAFIOS DE ORAÇÃO / 7.6 - RESPOSTAS DE ORAÇÃO

1 - O reconhecimento dos erros cometidos contra a população indígena por mais de 500 anos, e a reconciliação após uma geração de guerras atrozes têm que ser encarados e deixados no passado. O papel desempenhado pelos EUA em armar os opressores e fechar os olhos para os abusos dos direitos humanos. Deve haver um reconhecimento das características multiculturais do país.


2 - A Igreja Católica tem decaído em influência e em número. A evasão para as igrejas evangélicas e para a religião mais reavivada foi maciça. A aceitação da teologia da libertação por alguns padres e os esforços para disciplinar os grandes grupos do movimento de renovação carismática acabaram por acelerar este declínio. Que a vida nova permeie a igreja, e que os carismáticos se enraízem nas Escrituras.



3- A difusão do evangelismo se dá por muitos meios: cruzadas nas cidades, esforços nacionais, 20 escolas cristãs de ensino médio, dois canais cristãos de televisão, muitas estações de rádio locais cristãs, numerosas revistas e jornais cristãos, e o fervoroso testemunho pessoal dos cristãos. Ore para que o fruto seja conservado, os crentes sejam amadurecidos, e que a nova geração seja ganha para Cristo. Profissões de fé superficiais e o aumento nos índices de apostasia estão se tornando comuns.



4 - A visão de avanço foi estimulada por conferências nacionais e internacionais nos últimos 20 anos. Existem agora mais de 17.000 congregações evangélicas. Ore para que:


a. A Guatemala se torne o primeiro país com mais de 50% de evangélicos nos próximos 20 anos.


b. Todas as comunidades possam ter uma congregação evangélica. Existe uma cidade, Almolonga, onde se calcula que 60% da população seja evangélica.


c. O PLANO 1000 DIAS da COICOM foi o maior incentivo cooperativo das igrejas evangélicas em 2000-2002. Ore para que a unidade entre os líderes evangélicos continue a crescer e seja mantida. Este é o alvo da Aliança Evangélica da Guatemala.



5 - O treinamento da liderança está bem provido com seis seminários (digno de mençlão é o Seminário Teológico Centro-Americano, fundado pela CAMI, e agora sob a liderança guatemalteca, com 1.700 graduados em 26 países), numerosas escolas bíblicas denominacionais (incluindo 27 das AoG) e mais de seis programas TEE. O programa TEE foi pioneiro com os presbiterianos nos anos 60 e agora se espalhou pelo mundo. Ore por líderes humildes e capazes que se ergam acima da mediocridade, das divisões e da carnalidades, tão comuns agora no corpo de Cristo. Ore também por meios eficazes de treinar líderes para as igrejas rurais.



6 - A cultura maia teve um renascimento com a recuperação da sua civilização ancestral (ciência, matemática e escritos) que emergiu durante a guerra. Para alguns, isto levou à ressurreição da velha e, por muito tempo submersa,religião maia. Mas para outros, ao florescimento de um cristianismo nativo com as muitas novas traduções da Bíblia em suas línguas. Igrejas entre os mam, quiche, kekchi e outros tiveram um crescimento rápido, e todas as tribos receberam ações evangélisticas. Nisto os Presbiterianos, a CAMI,a com, a UWM eos Menonitas foram notáveis. Ore para que estas igrejas amadureçam, sejam lideradas com eficiência, e dêem uma contribuição vital para a Igreja na nação.



7 - A tradução da Bíblia. A SIL tem dado uma contribuição significativa para os 38 povos ameríndios, providenciando Novos Testamentos para muitos deles. Este tipo de trabalho está em andamento para outros 17 povos. A SIL tomou a decisão de passar todos os projetos de tradução restantes para os crentes da nação. Ore pelo término bem sucedido e pelo uso eficaz destas traduções.



8 - Os menos alcançados:


a. Povos ameríndios com menos crentes ativos: ospocomam, pocomchi, ixil, jacaltec, chorti e upsantec têm mostrado menos resposta ao Evangelho, embora haja igrejas ativas crescendo entre eles.


b. Garifuna (Caribes Negros) descendentes de africanos e ameríndios caribes. O filme JESUS foi dublado na língua deles,e toda a Bíblia está sendo preparada.


c. Os chineses: existe apenas uma pequena comunidade de crentes conhecida


d. Os estudantes são um campo maduro; tanto a CCCI quanto a GEU(IFES) possuem ministérios nos campus. A GEU possui um forte ministério evangelístico e também um programa evangelístico semanal no rádio.


e. Crianças em crise: 27% dos menores de 5 anos estão abaixo do peso normal; existem 56.000 órfãos da guerra e mais de 5.000 crianças de rua na capital. Estas últimas vêm sendo severamente traumatizadas e perseguidas. Ore por ministérios locais e internacionais que procure ajuda-los.



9 - O movimento missionário guatemalteco começou em 1982 com uma visão mundial. Em 1984 a Agencia Misionera Evangélica (AME) foi fundada, e desde então, outras denominações e missões internacionais foram lançadas. Existem pelo menos três centros missionários de treinamento. A CONEMM (a Comissão Nacional de Missões para o Mundo) coordena os esforços nacionais de missões. Mais de 100 missionários transculturais foram enviados nos últimos 15 anos, e este mover está crescendo.



10 - As missões estrangeiras deram muita atenção ao país. A dura batalha de fé dos pioneiros semearam a colheita de hoje. Uma menção especial tem de ser feita aos Presbiterianos,AoG, ICFG, CAMI, os Irmãos e os pioneiros Nazarenos. Muito do impulso inicial passou, mas existem ainda áreas-chave onde este início missionário é importante.



11 - A mídia cristã:


a. O filme JESUS vem sendo muito usado por várias igrejas. Ele está disponível em 9 línguas, e sendo preparado em outras 26.


b. Os programas de Rádio e TV cristãos estão amplamente disponíveis nas estações locais e nacionais. A TWR e HCJB cooperam usando transmissões via satélite para Guatemala.


c. As fita cassete são vitais para os muitos analfabetos. A GNR gravou para 42 das 52 línguas. As fitas das Escrituras produzidas pela SIL e outras são uma contribuição-chave para o ensino.



7.6 - RESPOSTAS DE ORAÇÃO


1 - A assinatura do acordo de paz para acabar com 36 anos de guerra. Os cristãos evangélicos e católicos tiveram um papel significativo nesta conquista.


2 – O crescimento contínuo do percentual de evangélicos da população de 3% (96.000) em 1960, para 25% (2.900.000) na pesquisa de 2.001. Os fatores que contribuíram foram o terremoto devastador de 1976, a violência e a dor da guerra, o testemunho eficaz dos crentes e a grande e dedicada força missionária.


3 – A crescente apreciação das autoridades pela contribuição dos evangélicos para as soluções dos problemas sociais, tais como as crianças de rua, uso de drogas, os sem-teto e o analfabetismo.

Nenhum comentário:

.

.

Lançamento!

Lançamento!

.

.

Versão Ebook do Trabalho Acadêmico: Guatemala, até que se transforme em celeiro mundial de missões!