.


.

9 - Turismo



Para os viajantes será impossível não comprar artesanatos típicos, assim como objetos que contem uma representação moderna das antigas tradições maias.
Podem-se encontrar tecidos, tapetes, blusas bordadas, roupa moderna inspiradas em trajes típicos que são tradicionais; magníficos trabalhos em cerâmica, madeira, jade, prata, pinturas primitivas e modernas e trabalhos em couro.
Pode-se adquirir artesanatos tradicionais, geralmente elaborados em madeira ou pedra, constituindo verdadeiras obras de arte, que representam animais ou os costumes cotidianos.

Também produz tecidos multicoloridos e instrumentos tradicionais de percussão. Nos territórios turísticos pode-se adquirir produtos de origem contemporânea e de qualquer tipo, na diversidade das lojas ao longo dos centros comerciais.
9.2 - Festas
Duas das principais festas da região são muito apreciadas pelos turistas.

A primeira, que acontece em julho na cidade de Cobán, é a festa religiosa do Paabanc. Este especial e tradicional baile é celebrado em toda a região pelos índios kekchis, os quais manifestam a perpetuação de suas tradições e costumes. Durante este festival os visitantes podem apreciar diversas manifestações folclóricas, danças, rituais e saborear as comidas tradicionais desta celebração.

A segunda é a do Dia de todos os Santos, realizada no dia 1 de novembro. Neste feriado se visita e se adornam os cemitérios para recordar as pessoas queridas que já partiram dessa vida, e fazem procissões à cavalos, nesta união de antigas crenças pagãs e as tradições católicas que trouxeram os espanhóis no século XVI e XVII.



A Festa dos Cozinheiros realiza-se todos os anos em homenagem a Saint Laurent. As cozinheiras que desfilam são mulheres chefes de cozinha da ilha. Também é popular o carnaval ou vaval, que inicia no domingo de Epifania e termina na quarta- feira de Cinza. Pelas ruas principais desenvolvem-se festivais e concursos de baile, de disfarces ou de música.


9.3 - Entretenimento

Pode-se realizar diversas atividades relacionadas com a vida da costa. Nas regiões onde encontra-se os arrecifes de coral pode-se conseguir os elementos necessários para realizar o mergulho e o snorkeling (mergulho superficial com tubo de respiração). Nas regiões do interior pode-se fazer excursões pelas áreas florestais, trekking e senderismo.


9.4 – Comidas Típicas

Os pratos típicos mais populares são: accras (bolinhos fritos de bacalhau), boudin (salsicha de porco muito temperada), carbes farcis (carangueijo da terra recheados), blaff (guisado de peixe com muitas especiarias), lambi aux sauce chinês (caracóis do mar com molho de alho poró) papillote de perroquet cu (loro assado em um pacote de papel e servido com molho de alfavaca) e marmite de Robinson (um fondue de peixe como dourado, atum, camarões e cerduras locais.

9.5 - Bebidas

A bebida típica é o ti punch, uma mistura de rum, suco de lima e um concentrado de cana de açúcar. Desde o século XVI o rum tem sido a bebida por excelência das ilhas caribenhas.



Sua origem está associada a legendárias histórias de piratas e de escravos. Uma longa lista de casas produtoras do famoso licor de cana de açúcar tem popularizado seu consumo não somente em qualquer ponto das Antilhas, mas também espandido pelo mundo inteiro.
Em toda região elaboram deliciosas batidas de frutas tropicais, cuja mistura (coco com mamão, morango com coco, banana com morango e coco) dá origem aos originais nomes com os quais são batizados. E podem ser consumidos com ou sem álcool.

Nenhum comentário:

.

.

Lançamento!

Lançamento!

.

.

Versão Ebook do Trabalho Acadêmico: Guatemala, até que se transforme em celeiro mundial de missões!