.


.

INTRODUÇÃO - Trabalho acadêmico completo sobre a Guatemala



A República da Guatemala é um país de contrastes e contradições, situada na metade do continente americano, banhada por ondas do mar do Caribe e do Pacífico. Seus habitantes convivem numa Nação de caráter multiétnico, multilingüe e pluricultural uma população hoje estimada em cerca de 14 milhões de habitantes.



A Guatemala teve época de glorias dignas dos tempos da milenar cultura maia. Ainda pela conquista do Prêmio Nobel de Literatura e do Prêmio Nobel da Paz, intrinsecamente relacionados com uma expressão cultural própria, suas ciências, posição geográfica e riquezas naturais, suas músicas, poesias, artes e culturas, de homens e mulheres ilustres e humildes. Porém, a Guatemala tem escrito nas páginas da sua historia episódios e terror. Seus povos, os indígenas, viveram por muitos anos sob a sombra do medo e da morte.



A Guatemala está estruturada por distintos grupos étnicos, grupos indígenas que conviveram com os períodos da invasão espanhola, das independências, dos regimes militares, das políticas neoliberais, dos supostos governos democráticos, até mesmo de algumas ações desumanas.



A população dominante da Guatemala, mais ou menos 80%, são os indígenas, em maioria descendente dos maias. O restante se distribui entre os troncos dos "ladinos", garífunas e xincas. Apesar disso, a população indígena do período da colonização e de regimes militares constitui-se numa classe marginalizada, discriminada e excluída. Uma situação de abuso que resiste e persiste nos meios econômicos, políticos, sociais e religiosos, mesmo depois da assinatura do Acordo de Paz, em 1996, que estabelecia garantias legais aos índios.



Precisamente no período de 1980, a guerra foi considerada na Guatemala por diversos relatórios defensores dos direitos humanos como a mais sangrenta e cruel, coordenada pelo governo do general Efraín Ríos Montt. Na época, a voz de D. João Gerardi Conedera se destacou unida unida à de muitos homens e mulheres que gritavam e lutavam pelo afastamento da repressão. Passaram-se anos desde que foram assinados os acordos de paz na Guatemala, em 1996. Entretanto, a vida e dignidade dos povos da Guatemala continuam sendo violadas em seus diferentes aspectos: econômicos, sociopolíticos, culturais e religiosos, afetando os direitos fundamentais da maioria.



Nota-se também uma crise de identidade cristã, cada vez mais secularizada e alinhada em outros interesses. Nessa realidade, as pessoas procuram forças, bênção, de um poder mágico como garantia de amparo diante das circunstâncias como a extrema pobreza, as enfermidades, e outras dificuldades. É de se reconhecer, pois, uma Igreja imersa em uma crise na questão missionária.



Hoje em dia, o capitalismo vai devorando os países mais pobres daquela região. O Tratado de Livre Comércio (TLC), o Plano Puebla Panamá (PPP), e o projeto do Acordo de Livre Comércio das Américas (Alca), entre outros, estão gerando e reestruturando novos conhecimentos, estruturas orgânicas no modo de ser pessoa, sociedade, cultura e fé. Esta é uma constatação que não só preocupa a Igreja, que quer ser Boa Notícia do Reino de Deus, mas também de muitos outros movimentos da sociedade civil que estão em atitude vigilante, sem deixar de lado os problemas pendentes em nível nacional.



Uma das dificuldades para a pregação do evangelho na Guatemala, é a falta de traduções da Bíblia, já que existem 54 idiomas falados no país. Entretanto, é importante dizer que, em meio à essas preocupações e também pela situação econômica, política, social, religiosa e cultural, continua impondo-se a ação de homens e mulheres, expressão de uma Igreja comprometida com a causa dos pobres e dos indígenas.



Assim também de grupos e movimentos que mantêm viva e acesa a chama da esperança, a luta pela justiça, a paz e a dignidade das pessoas e comunidades. Por essa razão, esse trabalho de pesquisa visa reunir dados gerais sobre a República da Guatemala, informações que valem a pena ser estudadas para tirar o maior proveito e enriquecimento do trabalho evangelizador da Igreja Evangélica naquele país, no anúncio da mensagem de salvação.



Com esta análise verificaremos dados sobre História, Economia, Geografia, Política, Religião, e outros que nos leve a compreender principalmente a maneira de viver dos indígenas daquela região.

Nenhum comentário:

.

.

Lançamento!

Lançamento!

.

.

Versão Ebook do Trabalho Acadêmico: Guatemala, até que se transforme em celeiro mundial de missões!